Saturday, May 16, 2009

Nathalie Daoust Exhibition Information - Frozen in Time - @ Centre d’artistes Voix Visuelle / - New York Hotel Story - @ Caixa Cultural Sé






Nathalie Daoustの個展が二つ同時期に開催されるというメールが届いていたまで紹介しておこう。
ひとつはカナダのオタワのギャラリーCentre d’artistes Voix Visuelleで開催される"Frozen in Time"。もうひとつはブラジルのサンパウロにあるギャラリーCaixa Cultural Séで開催される"New York Hotel Story"。

"Frozen in Time"というシリーズは今回始めて知ったのだけど、ヴィンテージ写真感覚の模擬死体シリーズみたいなところがあって面白い。気に入りました。
1920年代から1930年代にかけて、ドイツを中心としたヨーロッパでヌーディズムが流行した。この"Frozen in Time"というシリーズは、どことなく、その流行時に撮影されたヌーディズムの写真をパロディ化したものに見える。
スイスの青い空と澄んだ空気、そして雄大な自然を背景とした健康的な裸体、ではなく死体。倒錯してていいなあ。

ということで、個展のインフォメーションをどうぞ。


Two exhibitions:
-Centre d’artistes Voix Visuelle in Ottawa, Canada from May 9th to June 16th.
-Caixa Cultural Sé in Sao Paulo, Brazil from May 9th to June 26th


- Frozen in Time, Switzerland -


Centre d’artistes Voix Visuelle
81, avenue Beechwood
Ottawa, Ontario
K1M 1L7
Téléphone : 613-748-6954
Heures d'ouverture : mardi-samedi, 11h à 16h

Join us at the opening reception on Saturday, May 9th, at 1 p.m.

Montreal-based Nathalie Daoust offers us Frozen in Time, a project carried out during a six-month residency offered by the Conseil des Arts et des Lettres du Québec at the Christoph Merian Foundation in Basel, Switzerland. The artist sought to preserve the sense of suspended time and the memory of unique moments impressed upon her by the permanence, timelessness and perfection of the Alps. She used a camera obscura to create black and white photographs that she then coloured by hand, seeking not only to capture a memory of the location, but also to preserve her state of mind at the time: a feeling of being immobilized in time, the impression of an unreal world and of too perfect landscapes. To accentuate this feeling of unreal, the artist adds to her images characters that seem out of place in such an environment.
The exhibition runs from May 9th to June 16th, 2009 at Centre d’artistes Voix Visuelle at 81 Beechwood Avenue, in Vanier. The gallery’s regular hours are from 11 a.m. to 4 p.m., from Tuesday to Saturday.
Information: Shahla Bahrami at (613) 748-6954
Le Centre d’artistes Voix Visuelle thanks the Ontario Trillium Foundation, the Ontario Arts Council, Canadian Heritage and the City of Ottawa for their support.

------------------------------------

- New York Hotel Story -

Caixa Cultural Sé, Sao Paulo, Brazil.

09 de Maio a 26 de junho de 2009
Terca a domingo, das 9h as 21h

Entrada Franca
Caixa Cultural Sao Paulo
Galeria Octogonal e Floribela
Praca da Se, 111-Centro
Sao Paulo, SP
tel: 3321 4400
www.caixacultural.com.br


Exposição New York Hotel Story
Na Sé, fotografia da canadense Nathalie Daoust conta história de hotel que virou mito em Nova Iorque

Exposição New York Hotel Story
Na Sé, fotografia da canadense Nathalie Daoust conta história de hotel que virou mito em Nova Iorque

O Hotel Carlton Arms é uma instituição cultural conhecida internacionalmente por seus quartos artísticos temáticos. Imagens desta lenda nova-iorquina estão na exposição documental “A New York Hotel Story”, da fotógrafa canadense Nathalie Daoust, que a CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá, de 09 de maio a 21 de junho. A entrada é franca.

A mostra, com curadoria de João Kulcsár, tem apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e é composta por 17 fotografias coloridas. As imagens já foram exibidas em cidades como Berlin, Barcelona, Paris, Bruges (Bélgica), Basel (Suíça), Santiago (Chile) e na própria Nova Iorque, entre outras. A história do hotel foi publicada em livro e é um trabalho intenso e original, exibido e reconhecido em mais de 12 países. Agora, será a vez do público de São Paulo de “conviver” com o local e seus personagens estranhos, porém, deliciosos.

A relação de Daoust com o Carlton Arms teve início em 1997, quando a fotógrafa foi convidada para criar um quarto temático no local. Mesmo após ter concluído o trabalho, Nathalie permaneceu ali por uns dois anos, movendo-se de quarto para quarto, imergindo completamente no tema de cada um, explorando o universo de cada artista que os criou e comunicando então seus sentimentos com a fotografia.

A leveza e o intimismo, misturados a uma forte dose de non-sense e revelados no instigante trabalho fotográfico Hotel Story, dão a sensação de um instante ocorrido em algum ambiente de teatro, compara o curador João Kulcsár. “Não no decorrer de alguma das suas cenas de apresentação no palco e sim em um daqueles momentos de descontração, de descanso entre um ato e outro nos bastidores.”

Kulcsár ressalta que suas fotografias, de uma forma ou de outra, evidenciam mais o aspecto do sentir, do que o de ser. Ou seja, em algumas imagens ela retrata mais o estado de espírito, o humor de uma modelo ou atriz e não o que ela é ou representa. Noutras, realiza fotografias nas quais se que se vislumbra apenas uma quieta atmosfera de um quarto sem pessoas, em que fica em destaque somente o aspecto sentimental de um ambiente vazio. “Decididamente, suas imagens assemelham-se mais a retratos do íntimo, como se fossem imagens de um pensamento passageiro, ou de um desejo, ou de uma tristeza, de uma alegria, enfim, a plasticidade de um momento íntimo, sentimental”, completa.

A exposição “A New York Hotel Story” ficará em cartaz na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) de 09 de maio a 21 de junho. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo público através do telefone (11) 3321-4400 ou no sitewww.caixa.gov.br/caixacultural.


Nathalie Daoust
[New York Hotel Story]

No comments: